Sobre

A antiga Residência e Armazém Fachini tem data de construção o ano de 1910. O bem foi inscrito no Livro Tombo do Município de Caxias do Sul- RS em 19 de dezembro de 2011, portanto tombado como Patrimômio Histórico Cultural, nessa data.

É considerado de relevância patrimonial segundo parecer do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural de Caxias do Sul, a fim de preservar a história, contribuir para a cultura, o turismo local e dar uma atividade econômica para o patrimônio.

Considerando as informações recuperadas junto a alguns moradores, ainda que tenham nascido após a edificação do Casarão, é possível compreeder sua importância no contexto geral da História.

Os documentos citados na história (Levantamento Cadastral e Estudo Tipológico-Evolutivo) também comprendem o Levantamento Métrico e Estudo de Patologias em seus Apêndice 01 e Apêndice 02.

Em 2022 surgiu a ideia do Armazém 1910.

O objetivo é comercializar artigos de lembranças do distrito, tais como souvenirs, artesanatos e especiarias que possam identificar a história, as belezas, a religiosidade, a tradição, a cultura e a hospitalidade local.

Também é importante destacar como um dos objetivos, considerando a localização central, proporcionar melhores informações sobre os pontos de visitação histórica aos turistas que se interessarem em conhecer a nossa origem.